sobre o procedimento
Abdominoplastia
A busca por uma silhueta perfeita remonta ao século XVIII, com a utilização do espartilho e do corpete. A partir do século XX, comportamentos neoliberais aumentaram a tendência de exposição do corpo. Paralelamente, surgiu uma procura maior pela cirurgia plástica do contorno corporal. Da mesma forma, a evolução nas técnicas de cirurgia plástica do abdome vêm atender às necessidades da mulher moderna — surge a abdominoplastia.
A busca por cirurgias com cicatrizes cada vez menores e mais camufladas — umbigos anatômicos, cintura bem torneada e musculatura aparente — exigiu uma evolução nas técnicas de correção do abdome e contorno corporal. A associação de técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas vem contribuir para uma melhora do resultado no pós-operatório.
A diversidade nos tipos de abdome torna o planejamento cirúrgico individual, podendo conter desde uma cicatriz mínima, suprapúbica, até cicatrizes maiores para retirada dos excessos cutâneos.
A obesidade, uma gestação prévia e o envelhecimento cutâneo são algumas das condições que levam à procura por este tipo de cirurgia. Outras situações menos comuns são as deformidades abdominais causadas por hérnias, o abdome em avental e defeitos da parede abdominal.